Dicas para se prevenir e tratar a próstata aumentada

Se chegou até aqui a procura de dicas para se prevenir e tratar a próstata aumentada, então, veio ao lugar certo. Confira tudo isso nesse artigo.

A hiperplasia prostática ou próstata aumentada, é um inchaço na glândula, obstruindo parcialmente ou totalmente a uretra.

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) feita com mais de 10 mil homens em 11 estados brasileiros, 65% deles têm indícios de próstata aumentada, e no mundo todo esse número chega a 72%, o que é bem preocupante.

Vale saber que a chance de um homem apresentar próstata aumentada dobra a cada década do homem, sendo a doença mais comum da próstata.

Embora a doença comece silenciosa, ela vai aumentando, aos poucos, a frequência de urinar e, com o tempo, acaba causando dor e uma sensação de que a bexiga nunca se esvazia, interferindo na qualidade de vida do homem.

Sem dúvida, o principal sintoma da próstata aumentada é o aumento da frequência para urinar.

Principais causas da próstata aumentada

Dentre as principais causas que favorecem o crescimento da próstata, estão:

  • Diabetes,
  • Fatores genéticos,
  • Obesidade
  • Tabagismo

Por isso, é tão importante procurar levar uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e com a prática regular de exercícios físicos.

Como prevenir próstata aumentada

Existem formas, sim, de prevenir, ou diminuir as chances de ter o problema como, primeiramente, procurando ir ao urologista frequentemente, após os 40 anos.

Outra dica para prevenir é procurar levar uma vida mais saudável, apostando em uma alimentação equilibrada e evitando álcool e cigarro.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da próstata aumentada é feito pela história clínica do paciente e através do toque retal.

Em alguma casos, ainda, é necessário realizar alguns outros exames, como o ultrassom e o estudo urodinâmico.

Como tratar próstata aumentada

Nos casos mais leves da doença, é possível seguir um tratamento com medicamento.

Infelizmente, 30% dos pacientes com próstata aumentada precisam recorrer à cirurgia para reduzir o tamanho da próstata. Por isso é super importante prevenir, e o melhor suplemento natural para prevenção do doenças de próstata é o evo prost, além dele prevenir, ele ainda trata algumas doenças de próstata.

A cirurgia pode ser tradicional e a laser.

Enquanto na cirurgia tradicional é preciso fazer a ressecção transuretral convencional, para retirada de um fragmento da próstata pela uretra.

Na cirurgia a laser, que é o tratamento mais avançado no Brasil, ela é feita vaporizando a próstata. Por não ser uma cirurgia invasiva e sem limite para o volume de próstata, aumenta o número de pessoas beneficiadas pela cirurgia.

Tratamento natural

Vale considerar que, além do tratamento com medicamentos, é possível recorrer á natureza, utilizando extratos naturais para ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas da próstata aumentada.

Mas, atenção, este tipo de tratamento não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, devendo apenas completá-lo para aliviar os sintomas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *