Por mais que seja super conhecida, muita gente ainda não sabe o significado da sigla TPM, que nada mais é que a abreviação de Tensão Pré-Menstrual, também chamada de Síndrome Pré-Menstrual (SPM).
Atingindo cerca de 70% das mulheres brasileiras, essa Tensão Pré-Menstrual se caracteriza pelo conjunto de sintomas e sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual.
Mas, apesar de bem comum, vale saber que nem todas as mulheres sofrem com TPM e nem toda TPM é igual, ou seja, ela pode surgir em diferentes graus e sintomas, devendo se procurar ajuda médica caso esses sintomas acabem interferindo nas atividades do dia a dia.
Mas para as mulheres que sofrem muito com a tpm, tem uma solução pra isso, basta fazer o uso do Laisvè que é um suplemento encapsulado 100% natural que ajuda resolver esse problema.
Tipos de TPM
Como dito acima, nem toda mulher sofre de TPM ou apresenta os mesmos sintomas, existindo diferentes graus, por isso mesmo, a Tensão Pré-Menstrual é dividida em cinco tipos diferentes, são eles:
TPM tipo A
Esse tipo de TPM está relacionado à ansiedade, geralmente, acontece quando há a queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar a tensão, liberando mais adrenalina e cortisol, causando estresse. Os principais sintomas da TPM tipo A são:
- Ansiedade
- Alterações de humor
- Dificuldade para dormir
- Irritabilidade
- Tensão
Muitas mulheres relataram também falta de atenção.
TPM tipo C
Esse tipo de TPM está relacionado à compulsão alimentar, recebendo a classificação C pelo termo, em inglês, craving, que significa desejo. Assim, quem durante ou no período que antecede a menstruação tem grande desejo por doces ou alimentos mais gordurosos, tem o tipo de TPM C. Seus principais sintomas são:
- Compulsão por doces ou determinados alimentos
- Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes
- Dores de cabeça
Lembrando que ao comer um alimento rico em açúcar ou gordura, são ativadas determinadas áreas no seu cérebro, dando a sensação de prazer. E como durante a TPM há uma alteração nos hormônios, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, aumentando ainda mais a sensação de prazer.
TPM tipo D
Esse tipo de TPM está relacionada à depressão, tendo como principais sintomas:
- Baixa autoestima
- Lapsos de memória
- Pouca concentração
- Raiva sem motivo
- Sentimentos perturbadores
- Sentimentos violentos
Vale saber que tais sintomas, geralmente, são causados pela redução de serotonina e à resposta exagerada do corpo às oscilações hormonais desse período.
TPM H
Esse tipo de TPM está relacionado à “hidratação”, já que nesse período há uma grande retenção de líquidos, e seus principais sintomas são:
- Ganho de peso (devido à retenção de líquido)
- Inchaço abdominal
- Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés
- Sensibilidade e inchaço em mamas
TPM O
Vale ter em mente que alguns sintomas menos comuns podem também estar relacionados à TPM, os quais foram classificados e agrupados como TPM tipo O, são eles:
- Acne
- Aumento da frequência de urinar
- Alteração nos hábitos intestinais
- Dores generalizadas, incluindo cólicas
- Fogachos ou sudorese fria
- Infecções do trato respiratório
- Náuseas
- Reações alérgicas
É importante saber que embora a TPM e seus sintomas tenham sido divididos em diferentes grupos, é possível sentir sintomas misturados de vários grupos.